Papo Reto: Por que (não) ler livros eróticos?

Uma das perguntas que mais ouço diariamente é: "Por que você lê livros eróticos?", e logo após a pergunta vêm a afirmação de que estes livros não têm conteúdo. E agora eu te pergunto: "Por que (não) ler livros eróticos?".

Foto: Parafraseando Livros

Dramas, ficções, distopias, terror são gêneros literários tão bons quanto os romances eróticos. No entanto, no mundo literário é fácil ver preconceitos com relação a este tipo de livro que são considerados vazios e sem conteúdo por apresentarem temas sexuais e homens perfeitos.

Mas, se pararmos para pensar, os livros trazem consigo o poder de prender o leitor. Não porque esse deseja um homem tão rico e perfeito quanto o do romance apresentado ou até mesmo porque o leitor é tão vazio quanto o livro. E sim, por serem histórias que mostram outras realidades, que permitem que os leitores viajem em um mundo de fantasias que não estão acostumados a ver na realidade. 

Impor regras na literatura, e em outros meios, não tem um sentido claro. Desde que quem está lendo faça a leitura por gostar ou por ter interesse é o máximo, admirável! Garanto que faz muito mais diferença do que você que está sentado reclamando da leitura alheia e não se move para cuidar das suas, que podem nem existir. 

As pessoas não são menos ou mais intelectuais pelos rótulos que são colocados nelas. A maneira como você vê não é absoluta, lembre que as pessoas são livres para ver e ler o que quiserem. Não estou lendo a história porque me identifico com os personagens ou desejo estar no lugar deles, leio porque amo ler e o livro me prende. Posso abandonar um Shakespeare e amar um Sylvia Day, desde que esteja lendo por mim e pelos meus interesses. 

Quotes Perdidos

Norte riograndensse, blogueira por amor ao livros. Curte séries tanto quanto ama terror. Um bom drama vale a pena e nada melhor que um filme junto com um friozinho. Prazer, pode me chamar de Andy.

2 comentários:

  1. Fico indignada com os pseudo-intelectuais que falam aos 4 ventos que literatura erótica não é literatura. Oi??? Desde quando uma pessoa não pode gostar de ler um livro da Jane Austen e ao mesmo tempo ler a Lisa Kleypas (sim, ela escreve histórias de época, mas que tem conteúdo erótico sim!)? Pelo amor, né? Sexo é bom gente, porque não escrever e ler a respeito??? Paremos de hipocrisia, porque tá muito feio!!! Parabéns pelo post, amei <3
    Beijinhos
    ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um mundo com mais pessoas com a mesma opinião que a sua <3

      Beijos!

      Excluir