Resenha #5 - Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

Título: Como eu era antes de você
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. 

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. 



"É só que o que não se pode compreender a respeito da maternidade, até que se tenha um filho, é que não é um adulto - o deselegante, fedorento, barbado, filho teimoso - que a mãe vê diante de si, com seus recibos de estacionamento, seus sapatos não engraxados e sua complicada vida sentimental. A mãe enxerga todas as pessoas que o filho já foi ao longo da vida reunidas em uma só." — Como eu era antes de você, Jojo Moyes


Não tenho outra palavra para descrever esse livro senão emocionante. É muito mais que uma simples história de amor, é uma história de aprendizado. De como a vida pode te surpreender da maneira mais improvável e te mostrar o real sentindo dela: viver.

Durante a história, me peguei refletindo que muitas pessoas têm a mesma vida que a Lou: seguem os dias igualmente, deixando que a rotina os controle, que as pessoas os controlem. Namorando pessoas que não amam e vivendo por viver, como se a vida fosse um nada. E aí se encontra a parte mais especial desse livro, que não é nem de longe o romance, mas a forma como ao longo da história vemos o Will mudar os conceitos da Lou e ensiná-la a desfrutar da vida plenamente.

Queria ter algumas palavras para descrever o Will, mas não tenho. Sofri junto com ele ao longo do livro inteiro, mas também aprendi. Com toda a sua amargura por não poder mais viver a vida como antes, Will nos ensina que jamais devemos nos acomodar. Que precisamos errar, cair, levantar... viver!

O final da história foi, ao mesmo tempo, triste e satisfatório. Desde a metade do livro, percebi o que aconteceria no final. Tentei negar e criar esperanças, mas no fim já estava preparada para o que aconteceria. E aconteceu. E esse livro foi brilhante, sem mais palavras para ele. Apenas brilhante.

"Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é." Como eu era antes de você, Jojo Moyes



Quotes Perdidos

Norte riograndensse, blogueira por amor ao livros. Curte séries tanto quanto ama terror. Um bom drama vale a pena e nada melhor que um filme junto com um friozinho. Prazer, pode me chamar de Andy.

4 comentários:

  1. O que dizer desse livro que não li, mas AMO!!!! Cada resenha que leio dele é mais linda que a outra, mas por motivos de forças maiores, ainda não o tenho. Mas, assim que puder, vou comprar e ler com certeza!!!
    Bjos
    ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai se apaixonar ainda mais pelo livro,

      beijos!

      Excluir
  2. Toda resenha que eu leio desse livro é assim apaixonada. Eu tinha vontade de conferir, mas há alguns meses li pela primeira vez um livro da autora (Casa das Marés) e detestei, o que me fez perder completamente a vontade de ler outra coisa dela. Que bom que vc teve mais sorte do que eu ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Só vejo resenhas positivas sobre esse livro. Não faz muito o meu estilo mas parece ser muito bom!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir