Resenha #10 - A Verdadeira Bela, de Li Mendi


Nicole está prestes a entrar para uma agência de publicidade famosa e lá enfrentará o conflito entre a auto-imagem e a visão distorcida dos seus colegas a seu respeito. A pressão psicológica que acontece com bullying nas redes sociais será vencida por um grande amor, que surge para fortalecê-la e protegê-la de todos os preconceitos.
Fernando é admirado por seu dinheiro e poder, mas, no fundo, luta contra uma secreta baixa auto-estima. Com medo da própria imagem que forma no olhar do outro, ele se critica e se fecha. Até que um dia seu caminho se choca com o de Nicole e os dois aprendem juntos que o amor não é cego. Ele vê com clareza o que nem todos veem: a verdadeira beleza completa do ser amado.

A Verdadeira Bela é um livro surpreendente. Com uma narração alternada entre os personagens principais, a estória permite que o leitor conheça todos os pontos de vista de um encontro inesperado entre duas pessoas que parecem destinadas a ficar juntos e se apoiar, mas que não conseguem confiar plenamente no sentimento do próximo por eles.

O enredo começa nos apresentando Nicole que está prestes a passar pelo dia mais importante da sua vida: uma entrevista de emprego para a revista dos seus sonhos, True-B. Antes de ir para a entrevista, a moça decide passar no shopping para almoçar e acaba fazendo com que duas pessoas se conheçam: a sua bandeja e um homem másculo e irresistível que parece ter surgido dos seus sonhos.

Todo mundo precisa ser forte, até para quando decidir ser covarde e fugir, evitando a dor que não é capaz de suportar.

Nicole, ou Nic, é uma personagem extremamente cativante. Totalmente divertida e atrapalha, a vida dela parece funcionar como a Lei de Murphy: se algo pode dar errado, vai dar. A personagem me fez dar boas risadas durante o livro e me fez ser atingida verdadeiramente quando passou a ter que lidar com bullying, tema recorrente não só no livro, mas na sociedade atual.

Já o Fernando é o típico homem complexado que já passou por psicólogos, terapeutas e tudo que se pode imaginar. Além da baixa autoestima, Fernando ainda tem que lidar com a ilusão de que todas as mulheres se envolvem com ele por interesse. Em busca de torna-se uma pessoa melhor e livre de danos, Fernando decide recorrer a uma última alternativa: espiritismo.



Educar dói. Educar causa frustração nas crianças, porque elas precisam notar o erro e seguirem o caminho de valor que receberam em casa. Mas os pais hoje querem agradar os filhos, criar um mundo fun! Acham que trocar todos os jantares por uma viajem para a Disney é equivalente, como se paternidade fosse criar um mundo de entretenimento para anestesiar o prazer. Não digo que todos seguem esse caminha por opção, porque o mundo nos suga, nos segura no trabalho, nos explora e nos escraviza. Somos vítimas, mas também responsáveis.

O livro é narrado em primeira pessoa usando dois pontos de vista diferente: de um lado Nicole e do outro Fernando. Essa foi uma sacada inteligente da autora já que permite ao leitor uma visão mais ampla da história. Outro ponto bacana é que a autora trouxe uma narração que lembra o estilo machadiano na qual os personagens conversa com um leitor, o que traz uma sensação de maior interação com a estória.

É um livro curtinho e, apesar da edição com folhas brancas e letras um pouco pequenas, extremamente rápido. Li ele todo em uma tarde só. A forma como a Li escreve é cativante e a leitura flui facilmente. A autora soube trazer temas atuantes, como o bullying e a falta de autoestima, sem deixar a leitura pesada e maçante, mais um ponto para o livro.

O livro passa uma mensagem bem bacana, e o único ponto negativo que tenho a destacar é que em alguns momento achei que a Li poderia ter desenvolvido mais a história e gastado umas folhinhas a mais. Mesmo com este ponto, o livro é uma leitura mais que válida e tem de tudo um pouco para cativar o leitor: drama, irreverência e, claro, romance.

Me surpreendi com a qualidade do livro e com a escrita da autora, é muito prazeroso ver talentos como a Li acrescentando cada vez mais valor a literatura nacional. Já estou ansiosa para ler outros títulos escritos por ela, com certeza veremos muito mais dela por aqui.

Quando gostamos de alguém, não nos prendemos ao que nos opõe, mas ao que nos completa.



Título: A Verdadeira Bela
Autor(a): Li Mendi
Editora: Editora Highlands
Páginas: 157

Avaliação Final





Se interessou pela escrita da Li? A autora tem vários livros onlines publicados e de graça. Acesse o seu site oficial ou a sua conta no wattpad e encontre vários.


Livro cedido pela autora para resenha.

Quotes Perdidos

Norte riograndensse, blogueira por amor ao livros. Curte séries tanto quanto ama terror. Um bom drama vale a pena e nada melhor que um filme junto com um friozinho. Prazer, pode me chamar de Andy.

29 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    O livro é um romance que chamou a minha atenção. Eu amo romance, mas ultimamente estou na "vibe" de ler somente distopia e ficção científica, mas um bom romance como esse faria com que eu esquece um poucos dos outros gêneros. Vou anotar na listinha aqui :D!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Distopia é um negócio que vicia, super te entendo. Depois que li a primeira, meu gosto por livros nunca mais foi o mesmo haha

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá linda,

    esse livro é maravilhoso. Adoro a Nic e sou apaixonada pelo Fernando. Dar vontade de dar um abraço nele haha

    Só não gostei porque achei incompleto o livro *_*

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, também morro de vontade de dar um abraço nele. E a Nic nem se fala, me identifico com a forma que tudo dá errado para ela, parece até comigo ^^

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu não sou fã de romance e são poucos que me chamam a.atenção, esse incrível que pareça me chamou a atenção e despertou minha curiosidade já logo de cara pelo nome e sua resenha me aguçou mais ainda.
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Fico feliz que tenha conseguido despertar sua curiosidade, tenho certeza que você vai se divertir e rir muito com a Nic se ler.

      Beijos!

      Excluir
  4. Não é um tipo de livro que faz o meu gênero mas de vez em quando eu costumo arriscar em livros com essa pegada, as vezes funciona e as vezes é aquela decepção, mas pelo visto esse livro é um daqueles que vale a pena dar uma chance, gostei muito da resenha!
    Já estou seguindo e adorando conteúdo do blog :)
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, series, cultura e artes no geral, se puder dá uma olhadinha eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem?
      Se arrisque no livro e depois me conte o que achou. Adorei o conteúdo do seu blog, quem não ama filmes, já estou te seguindo.

      Excluir
  5. Nunca li nada da Li Mendi e sempre vejo as pessoas elogiarem bastante seu trabalho. Pretendo ler algum.livro dela mais para frente. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiie,

    Que capa linda *..* Adoro romances, particularmente é o meu gênero preferido. E esse com certeza não vai ser diferente, que estória linda *..* Com certeza esse já está adicionada a minha lista de desejados. Parabéns pela resenha e fotos.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá. O livro, pela sua resenha, me pareceu bem clichê, tirando os temas abordados. Não leria o livro no momento, mas futuramente possa ser que eu dê uma chance para ele.

    Beijo,
    http://pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?

    A história parece ser bem tocante, tenho muita vontade de ler... tenho alguns livros da autora que baixei em PDF do site dela, mas ainda não li nenhum. Gosto de personagens carismáticos, e a Nicole e o Fernando parecem ter uma boa química. Gosto muitos dos temas tratados e da forma como isso foi tratado, sem tornar um livro pesado. A capa é linda demais!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é ainda mais bonita pessoalmente, acredita? Quanto aos personagens carismáticos, nesse livro tem vários. Quando ler algo dela, me conte o que achou ;)

      Beijinhos *-*

      Excluir
  9. Olá!

    Já li algumas resenhas desse livro e é simplesmente maravilhoso! Livros leves assim são ótimos para ler após uma leitura mais densa (ou tensa). O trabalho da Li é demais, sucesso para ela!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Fico contente que tenha gostado do livro!! Obrigada pelo espaço que cedeu ao meu trabalho. Que Deus te dê muita prosperidade, ideias, seguidores e sucessoooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Li, que Deus te dê igualmente sucesso. Parabéns pelo trabalho, e obrigado por me ceder a oportunidade de ler esse livro maravilhoso.

      Abraços!

      Excluir
  11. Oi! Caramba! Quero ler esse livro pra onteeeem! Já vi que vou chorar horrores #soudessas <3 Valeu pela dica, já anotei aqui e vou ler em breve! Amoooo descobrir autores brasileiros, tem muita gente boa por aí. Sucesso à autora e ao blog, beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem?
      Fico super feliz que você tenha gostado da indicação, o livro tem uma parte que é realmente emocionante. Muito sucesso pra ti também.

      Abraços!

      Excluir
  12. Oie! Eu li o livro e sou parceira da Li, concordo contigo sobre a leitura ser rápida e que seria melhor se tivesse mais algumas páginas, ficaria completo, já que foi corrido umas vezes o enredo.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br
    Xoxo

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar desse livro e acho que a sua resenha me deixou ainda mais encantada e ansiosa pela leitura.
    Principalmente pelos personagens principais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas já me interessei. Adoro romances, ainda mais quando a narrativa se alterna entre os pontos de vista do casal. Adorei a resenha!

    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  15. Oieee!
    Vivo querendo ler algo da Li, mas pelo que você conta na resenha, ja vi que esse livro não me agradaria muito.... Vou deixar esse passar e ficar mais um pouco sem conhecer a escrita da li.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adoro romance e esse livro é uma novidade para mim, gostei do qu li e saber que a narrativa é dividida para mim é a melhor, da pra saber oq cada um está pensando e sentindo.
    Te entendo qdo fala q gostaria q fosse desenvolvido mais coisas do enredo, a gente sente falta e quer saber mais e tal.
    Achei a capa fofa,gostaria de ler sim o livro.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Primeiro, parabéns pela resenha! Muito bem escrita e me despertou o interesse pela história. Gosto dessas narrativas que trazem o ponto de vista dos dois protagonistas. Realmente dá uma visão diferente da história. Quando vi a capa confesso que pensei ser um romance água-com-açúcar, mas pelo visto o foco da história não é esse. Acredito que a leitura vale a pena.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem Erica?

      Obrigado pelo elogio, fico feliz que tenha gostado. Não deixa de ser um romance com partes água com açúcar, mas tem muito mais por trás da estória. Se for ler, me conte o que achou ;)

      Abraços!

      Excluir
  18. OI! :)
    Menins super quero ler este livro, mas a história de ter 2 personagens narrando vai ser novo para mim.
    Reino Literário Br

    ResponderExcluir
  19. Vixi! A capa já me faz fugir para as colinas. Definitivamente não sou um leitor de romances,mas fiquei feliz que uma autora nacional entrou para a sua lista de bons autores. Abraçooo e boa sorte pra ela (torcendo pra que escreve um livro dum outro gênero pra que eu possa ler)

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adoro romances e esse está na minha listinha de desejados, conheci ele através de blogs e toda resenha que leio me dá mais vontade de conferir a história logo. mas sera uma leitura para 2016 rs' Já li em outra resenha sobre o desenvolvimento da autora, que poderia ter sido melhor, isso me deixou um pouco desanimada, adoro quando os personagens são bons e a história tem tudo para dar certo mais o autor meio que fica com medo de desenvolver mais e acaba meio uma coisa se graça. Mas irei ler e tirar minhas conclusões!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro em outros lugares, mas nunca me interessei por ler, quem sabe algum dia meu pensamento mude... Adorei sua resenha!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir