Super-heróis que perdem suas capas, mudam seus rumos...

Foto: StockSnap

Mudei cada porta-retrato, procurei em cada cantinho as nossas fotos e juntei todas elas em uma caixinha no fundo do guarda-roupa. Engraçado como demoramos a perceber as mudanças. É difícil saber em que momentos deixamos de ser uma vida e viramos só uma lembrança. É isso que nós éramos, uma vida: tristezas, indiferenças, orgulhos, alegrias, compreensão. Nós éramos tudo e, de repente, nada.

Esses dias cruzei com a sua mãe na padaria. Quase chamei ela de tia, quase. Mas, não se preocupe, eu lembrei. Ela me desejou feliz ano novo e continuou seguindo. Mas você ficou. Não fisicamente, mas ainda sim presente. A curiosidade é uma droga. Foram exatos três dias me questionando como você estava depois de tanto tempo. Mas aí passou, não é o que dizem, que tudo passa?

Lembro como fomos inseparáveis. Sua casa era minha casa e sua família era mais minha que a minha própria. Sempre tivemos as mesmas opiniões e levamos a vida da mesma forma, acho que por isso nos tornamos tão amigas. Sentíamos que podíamos nos apoiar uma na outra e ser invencíveis contra o mundo, nós duas e a nossa mania de encarar a vida vestindo a capinha de Batman e Robin. Mas um dia a capa se perdeu. Encaramos o mundo por nós mesmas e o choque de realidade e amadurecimento distanciou cada vez mais os nossos mundo. Você continuou tentado restaurar a capa rasgada que ficou no fundo do seu armário e eu continuei lá, desprotegida. Cai, levantei e cresci. De repente, o nós não fazia sentido e o eu e você parecia preencher todos os espaços.

Foto: StockSnap

Não quero que me entenda mal, eu te perdoo e me perdoo, mas não te quero de volta. Eu mudei, nós mudamos. Estou bem sem você e tenho certeza que você está bem sem mim. Hoje, somos mais como Ciclope e Wolverine: ainda amamos as mesmas coisas, mas há um lado nosso que apenas nós conhecemos. Em algum momento, nos perdemos uma da outra. Você parou de ver minhas mudanças e eu me recusei a ver você insistir em continuar sendo a mesma. E foi por isso que acabou. Passamos a respirar por aparelhos e precisávamos de liberdade para recobrar a consciência. E funcionou. Você continuou respirando e melhorando com a ajuda de tubos e eu? Me arrisquei em respirar sozinha. E estamos aqui. Tudo bem. Diferente, sim. Mas bem.

Passo os olhos nas nossas fotos pela última vez e sei que os momentos que passamos juntas jamais irão se apagar. Você fez parte da minha história e hoje somos como irmãs afastadas, mas que sempre levarão consigo as lembranças dos tempos felizes. Espero, acima de tudo, que um dia sua "velha você" consiga entender o meu "novo eu" e as minhas mudanças. Hoje, posso reconhecer os meus erros e afirmar que teria atitudes diferentes se vivesse tudo com a mesma experiência atual. Mesmo assim, não mudaria o presente se tivesse oportunidade de escolha. Magoar e ser magoado são experiências essenciais para o crescimento pessoal. Eu cresci. Por fim, te desejo boa sorte em todas as suas infinitas metas. Que você possa se dar para o mundo como um dia se deu para mim.

Foto: StockSnap

Quotes Perdidos

Norte riograndensse, blogueira por amor ao livros. Curte séries tanto quanto ama terror. Um bom drama vale a pena e nada melhor que um filme junto com um friozinho. Prazer, pode me chamar de Andy.

44 comentários:

  1. Que lindo texto, e tão verdadeiro, a vida passa e os rumos mudam, algumas coisas nos magoam, os perdões são dados, mas as coisas marcam e acaba nunca voltando ao que era antes. Foram tantas pessoas que passaram por minha vida, todas marcaram, mais muito poucas ficaram.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Gostei muito do texto. A essência dele é tão delicada e tão sincera ao mesmo tempo. Essa metamorfose infinita que são a vida e as pessoas as vezes trazem alegrias e por vezes trazem mágoas... Enfim, um texto lindo que com certeza valeu a pena a leitura.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  3. Nossa, primeira vez que entro em um blog e vejo uma mensagem tão bela como essa. Muito gostoso ler uma mensagem dessa e refletir a vida, os momentos que passamos, e mais do que isso, a importância das pessoas em nossas vidas.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo em vista que o texto aborda as indas e vindas da vida, acredito se tratar de uma boa reflexão.
      Afinal, quantos de nós não mudamos os porta-retratos, ou temos as famosas caixinhas de coisas do passado, que sempre tornamos a abri-lá só pra lembrar do que passamos, e mesmo que não mechemos nela, de alguma maneira o que passou sempre volta a tona, seja como um "tapa na cara" ou um aprendizado para o futuro.
      Outra coisa que gostei muito foi a questão de trazer os super-heróis como uma maneira literária de expressar um sentimento.

      Parabéns pelo blog, novamente!

      Excluir
  4. Que lindo texto. Reflexão pura. A vida segue. As coisas passam. E é duro, mas as pessoas também.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Andy, que texto lindo.
    Lembrei de algumas amigas perdidas ao longo da trajetória da minha vida e meus olhos encheram de água, obrigada por me lembrar, obrigada por me tocar dessa forma, eu estava precisando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Andy, que texto forte. Me peguei aqui pensando nas amizades perdidas pelo tempo e pelo crescimento em direções diferentes. Putz, acho que vc aumentou a minha depre pré aniversário. Huahahuaha. Crescer é difícil demais...

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gente, que texto mais profundo. Achei forte e que nos faz pensar um pouco, sabe? vi momentos de reflexão nesse texto e o achei lindo.

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona que texto lindo, é engraçado como nos acostumamos com as pessoas e a rotina, por isso em algumas situações vem essa falta, e o tempo passa e essa falta vai embora. Todos temos nossas fases e acredito que você superou mais uma. Lindas fotos e um texto maravilhoso para reflexão. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Uau, que lindo seu texto e cheio de tanto significado. Ao longo de nossas vidas vamos aprendendo com cada etapa. Às vezes, precisamos olhar para trás, lembrar tudo o que passamos, sorrir com os momentos felizes e aprender com os que não o foram. Outras vezes precisamos mesmo é mudar todos os porta-retratos de nossa casa, trocar nossas capas e seguir em frente, para novas aventuras, desafios e aprendizados.

    Está de parabéns pela sensibilidade.

    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Nossa que palavras lidas essas suas. Realmente você tem razão. A vida é cheia de surpresas que nos deixa sem rumo,rsrs, espero ver textos assim mas vezes valeu por tudo
    Bjsk

    ResponderExcluir
  11. Texto muito bonito.
    É exatamente assim que as coisas acontecem. Temos alguém que faz muito parte da nossa vida, mas de repente tudo muda e nos afastamos.
    O essencial é que aprendemos muito com isso.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Que texto lindo, a vida é assim um dia pensamos de um jeito e no outro já pensamos totalmente diferente. As pessoas se separam e mudam psicologicamente, mas quando olhamos continuamos vendo a mesma pessoa, mas ela não está mais lá e a vida segue separados, mesmo estando tão perto.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Olha primeiramente tenho que confessar que eu amei o seu texto, pois é bem reflexivo e nos faz pensar um pouco sobre a nossa vida né? Realmente muitas coisas nas nossas vidas com o passar do tempo vão mudando. As amizades mudam e se afastam e outras chegam para fazer parte da nossa vida. Mas mesmo assim apesar de não ter mais as pessoas, aquelas que conheciamos lá atrás, ainda temos consideração e lembranças boas de um passado que foi maravilhoso. =]]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/dia-de-quote-18.html

    ResponderExcluir
  14. Que lindo e triste seu texto. :( Me deu uma nostalgia danada lembrando das amizades de escola. Pena que é tão difícil mantê-las. Parabéns pelo texto, está incrível!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Sem palavras com seu texto..me identifiquei muito em vários pontos e sei como é difícil essa etapa mas ao mesmo tempo necessária!!!
    Você tá de parabéns mesmo pelo lindo texto!! Continue sempre fazendo posts assim :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/titulo-fragmentados-autor-neal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, tudo bem?
      Muito obrigada, farei mais posts assim com certeza e espero que você possa gostar de muitos deles.

      Excluir
  16. Nossa, esse texto é realmente lindo, parabéns! Você conseguiu expressar de forma tão verdadeira como é a vida, como por vezes nossas vidas seguem rumos separados dos nossos amigos e ficou muito lindo, realmente emocionante.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem.

    Que texto lindo, parabéns. Admiro muito quem tem o dom de se expressar através de palavras. Conseguir colocar tanto sentimento e beleza em um texto não é para qualquer um. Amei de verdade.

    Beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que texto lindo demais! POza, traduz muitas amizades que se desfazem e muitas vezes é porque mudamos. Falo isso por mim que não que as amizades tenham se desfeito por uma briga, mas porque as pessoas se tornam diferentes e pegam rumos diferentes que nem sempre nos agradam, mas a lembrança boa fica para sempre.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Que texto mais lindo e singelo. São tantas coisas que passam em nossas vidas, tantos para sempre que se tornam até um dia.
    Os momentos sempre permanecem com as lembranças, mas não há nada melhor em ver junto com elas o nosso amadurecimento e crescimento, nisso está a recompensa.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Ótimo texto! Realmente, cada um tem a sua fase e as pessoas mudam, resultando em afastamentos de pessoas que nunca pensamos se afastariam, mas as memórias e as lembranças sempre ficam, querendo ou não.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que lindo!!! Fez passar um filme pela minha cabeça, afinal eu passei por uma situação bem parecida com a que o texto narra. Mas passou, uma fase se foi e outra começou. E cá estou eu, bem vivinha da silva, pra poder contar isso neste comentário. hahaha
    Vc escreve muito bem, parabéns!
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Meus sinceros parabéns! Que texto maravilhoso, simples e encantador. Você escreve de uma forma incrível e mostra os seus sentimentos claramente, nos fazendo viajar e imaginar todas as cenas. Isso é encantador. Por favor, se você escrever um livro, ou se já tiver um, me manda o nome que eu vou adorar ler!
    Um grande beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  23. Esse texto é lindo... e triste. É bem triste ver uma amizade acabar assim, pq a outra pessoa não conseguiu acompanhar a nossa mudança. Porém, experiências assim nos deixam mais fortes, uma perda muda a gente, mesmo que seja ""só"" de um(a) amigo(a). Amei o texto, a forma como você escreve é perfeita, gosto desse toque de melancolia (meu "eu" gótico agradece rs).

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  24. Olá, que texto mais lindo! Sabe que é difícil ver textos de amizades e esse mexeu bastante comigo, realmente é difícil quando duas amigas tomam rumos diferentes e acabam se distanciando. Devo falar de novo que o texto é maravilhoso!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Texto maravilhoso! Por mais que você acabe quebrando a cara muitas vezes durante a vida por causa de amizades sempre vale a pena por causa dos momentos que viveram juntos, seja servindo de âncora para os maus momentos ou aquelas tardes gostosas que não se apagam da memória!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Me identifiquei muito com o texto, mas tenho algumas opiniões um pouco diferentes das tuas quanto ao tema :) Crescer, amadurecer e amizades são coisas complicadas, mas a gente sempre aprende e cresce!

    ResponderExcluir
  27. Que texto maravilhoso, uma delícia de se ler! Olha, terminei a leitura com um apertinho bom no coração. As mudanças não são fáceis, né? Mas também não é fácil para a lagarta tornar-se borboleta, e no entanto, quando isso ocorre, é lindo de se ver. Todos nós temos os nosso momentos lagarta e os nossos momentos borboleta. O bom de tudo é que a vida segue e sempre teremos novas chances de ser feliz.

    ResponderExcluir
  28. Que texto fantástico, como você escreve bem. Parabéns! Eu deixei muitas pessoas pelo caminho. Na realidade, gosto de pensar que não deixei, elas é que deixaram algo em mim, mas não eram pra ficar. Só deixar uma impressão e ponto. Esses dias mesmo, falei com minha mãe que queria visitar a mãe de uma amiga de infância que está doente. Fiquei pensando em com seria entrar na casa dela, passei minha infância inteira lá, brincando, fazendo trabalhos escolares... Mas a vida separou a gente, mas o sentimento permaneceu.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?

    Bah, se tu soubesse o quanto me identifico com esse texto... Esse ano eu deixei várias pessoas pelo caminho e me aproximei de umas que jamais pensei que seriam algo pra mim. Concordo também que tu tem que deixar as coisas irem. Não adianta tentar reviver, o que passou, passou.

    Beijos, Pâm
    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Que lindo...
    Nossa, muito bonito mesmo. Acho que entendi bem isso, tive uma amiga que me magoou muito, mas ela não teve culpa, eu que não via o verdadeiro estilo de vida dela. Concordo que não da mais refazer a amizade assim como um dia era.
    Bjss

    ResponderExcluir
  31. Nossa que texto lindo. Sei bem o que é isso, não foi só com uma amiga que isto ocorreu, foram com várias. Mas hoje estou melhor sem ela, acho que foi a coisa mais correta que já fiz. Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi Andy, tudo bem
    Nossa, estou sem fôlego!!!! Que texto mais intenso, super bem escrito, lindo, poético e tão verdadeiro!!!! Não era sobre mim, mas me tocou como se fosse. Você tem o dom da escrita, deveria levá-la adiante. E as metáforas que usou, nossa, parabéns, simplesmente amei!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. UAU!!!! Que texto!!!
    Adorei muito e, me vi em suas palavras.
    Acho tão triste perceber que tive uma amizade assim, que acabou separada e que agora é apenas uma lembrança de tempos felizes. E, mesmo com uma tentativa de aproximação, mesmo amando as mesmas coisas, tudo mudou e nada mais será o mesmo...
    Já disse isso, mas amei mesmo seu texto!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem?
      Fico feliz que você gostou do texto. Passei por uma situação assim recentemente, mas me serviu para aprender muitas coisas. Acho que muitas vezes a gente culpa a outra pessoa por uma coisa que na verdade aconteceu com a gente, muitas vezes amadurecemos e o que era tão importante deixa de fazer sentido. O importante é que as lembranças boas fiquem.

      Excluir
    2. Oi flor, tudo bem?
      Fico feliz que você gostou do texto. Passei por uma situação assim recentemente, mas me serviu para aprender muitas coisas. Acho que muitas vezes a gente culpa a outra pessoa por uma coisa que na verdade aconteceu com a gente, muitas vezes amadurecemos e o que era tão importante deixa de fazer sentido. O importante é que as lembranças boas fiquem.

      Excluir
  34. Olá

    Que texto lindo.É um pouco triste quando um amigo vira um estranho,mas acredito que faz meio que parte da vida,com o tempo as conversas,os interesses mudam,acho muito bacana é aquelas pessoas que tem amigos para a vida toda,adorei o texto.

    Bjss

    ResponderExcluir
  35. Oiie,

    Acho que tem o cisco no meu olho :'(, eu me vi nesse texto, tenho várias pessoas que eram amigos, e agora são apenas conhecidos ou então desconhecidos :S Achei seu texto lindo e verdadeiro. Parabéns!

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  36. Nossa que texto forte :(
    Realmente acontece , eu fico pensando a mesma coisa que você !
    Esses dias estava aqui pensando o porque não consigo mais conversar com minhas amigas, eu estou em um estágio bem mais avançado que elas. Estudei demais, passei do nível de entendimento delas e hoje estou me sentindo um peixe fora d'agua.
    Nossos assustos mudaram e ainda tentamos nos dar bem. Quando na verdade não rola mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi Andy,
    Lindo texto.
    Pessoas realmente entram e saem das nossa vidas como passes da mágica e algumas por mais que tenhamos afinidades temporárias, são levadas com o tempo, porque interesses mudam, visões mudam.
    Não que elas nos tenham feito mal, mas a afinidade acaba.
    Acho que isso acontece com todo mundo.
    Continue escrevendo.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oie tudo bem?!
    Pode não saber o que dizer sobre seu texto?
    Tão verdadeiro, tão bonito. Gostei muito do que disse no páragrafo sobre perdoar e estarem em caminhos diferentes e você se arriscando a respirar sozinha. Gostei mesmo, parabéns!!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  39. Oi! Nossa que texto incrível, me emocionei de verdade. Acho que todos passamos por essa experiência algum dia. E o seu texto me fez refletir sobre momentos que passei há alguns anos atrás. Parabéns pelo texto e continue escrevendo! Com certeza irei voltar para ler seus textos. Beijos

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Eu DEFINITIVAMENTE não consigo imaginar minha vida sem a minha melhor amiga... É triste, tão triste que estou chorando, socorro, nem to de TPM e só de me imaginar no seu lugar, dói. Enfim, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir